Conhece o Brave?

Sabe quando você quer comprar algo, por exemplo, uma panela. Então você faz uma pesquisa sobre panela no Google no seu computador do trabalho, e depois à noite enquanto você, em sua casa, usa o Instagram em seu smartphone começam a picocar anúncios de... panelas!? Pois é, dados de navegação são compartilhados entre serviços, pois obviamente muito dinheiro é tirado de publicidade pelos gigantes da Internet. Nosso dados estão constantemente sendo coletados e analisados, e a privacidade foi relativizada há muito tempo.

Se você quiser um pouco mais de controle sobre seus dados, faça uma experiência, use o Brave para navegar na Internet. É um navegador desenvolvido a partir do Chromium, voltado para privacidade, segurança e velocidade de navegação. Afinal esta série de penduricalhos de propaganda e coletores de dados impacta consideravelmente o desempenho dos portais.

No Brave uma série de controles são implementados:

  • bloqueio de cross-site cookies
  • bloqueio de cross-site trackers
  • bloqueio de cross-site device recognition
  • controle sobre scripts em geral
  • bloqueio de propagandas indesejadas
  • favorecimento do uso de HTTPS nos sites

Ele possui também compatibilidade com as extensões para Google Chrome. Na versão desktop além da navegação anônima, você ainda conta com uma navegação privada através do Tor sem precisar configurar ou instalar nada (obviamente, uma navegação extremamente lenta).

Mas se o assunto é velocidade, o Brave surpreende em desempenho, veja um teste:

O Brave também possui um sistema já preparado para recompesar com criptomoedas (BAT) os usuários que desejarem assitir anúncios patrocinados, e utilizar estas criptomoedas para patrocinar seus produtores de conteúdo favoritos. Mas é uma ideia em implementação ainda. Se quiser entender como isso funciona acesse o projeto https://basicattentiontoken.org/

Se você deseja um nível extra de privacidade, utilize o buscador DuckDuckGo. Mas se você não quer abrir mão do Google, quando estiver no Brave utilize-o sem estar autenticado em sua conta Google. Senão não há milagre.

Instalando a partir do meu link, você também ajuda a manter este blog :)

Use o Brave